Sinais e indicações

depressão

Será que preciso de terapia?

Então quais são os sinais de que pode ser a hora de marcar uma consulta?

Veja os sinais mais frequentes e que pedem a atenção de um psicanalista:

* Está com suas emoções muito intensas:  Todos nós ficamos nervosos e tristes, mas e a intensidade? E a frequência? Isso está te atrapalhando  ou prejudicando a sua vida?

 * Perdeu algum ente querido ou uma situação de mudança como aposentadoria  ou desemprego: A dor de uma morte na família, uma separação ou a perda do emprego podem ser suficientes para exigir algum tipo de aconselhamento. Não se deve achar que passará sozinho.

Sente dores de cabeça com frequência, dores no estômago ou usa de alguma substância para levar o diaSe estamos emocionalmente abalados, o corpo pode ser afetado,  o estresse pode se manifestar de diversas formas, desde a problemas estomacais crônicos a dores de cabeças, resfriados e redução do apetite sexual.

Se você percebe que está bebendo ou usando drogas em maiores quantidades ou com maior frequência  ou até mesmo pensando mais em bebidas ou drogas , pode ser um sinal de que você queira anestesiar algum tipo de sensação.

* Não consegue se concentrar no trabalho e está desinteressadoMudanças na performance no trabalho são comuns entre aqueles que enfrentam questões emocionais ou psicológicas. Você pode se sentir desconectado do trabalho.

* Dificuldades nos relacionamentos:  Você tem dificuldades para explicar como realmente está se sentindo – ou mesmo para identificar suas emoções? Se você se sente infeliz durante as interações com aqueles que ama gerando conflitos, discussões sem necessidade, pode ser um candidato para uma terapia de casal ou de família.

Então depois de reconhecer estes sinais ou algum deles, pode acreditar que um acompanhamento poderá ajudá-lo muito a encontrar a melhor forma de se reestruturar.